Semana de ARTE

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o MedEnsina vai realizar sua 1ª Semana de Arte em 2022. Esse evento vem na dimensão de promover cada vez mais uma educação cidadã, valorizando o ser humano como um todos e todas as formas de expressão, seja intelectual seja artística.

Nesta edição, contaremos com uma equipe de professores convidados, cada um especialista na área abordada e com ampla experiência no campo artístico e educacional, participando de cursos no MASP e no Museu Afro-Brasil, escrita de livros e dando aulas em Universidades em nível nacional e internacional.

Então, esperamos que todos vocês aproveitem muito e participem!

1880.jpg

Dia 1 - 16/06

18h às 18h10: Abertura

Mariana Ingrid

Abertura da Semana de Arte com apresentação do cronograma e de sua idealização a partir da perspectiva de uma blogueirinha frustrada porque o my space morreu antes dela ter um.

WhatsApp Image 2022-02-12 at 14.19.09.jpeg

Aluna do 3° ano da Faculdade de Medicina da USP

Diretora de Mídia do MedEnsina

Professora de Literatura no MedEnsina

Blogueirinha

Dia 1 - 16/06

18h10 às 20h: Antiguidade e Renascimento

Profa. Dra. Juliana Guide

Nessa aula será abordada a arte no contexto cultural brasileiro, em suas várias dimensões, seja na questão de classe, regional ou racial.

Chicão.png

Falar sobre ela!

Escola_de_Atenas_-_Vaticano_2.jpg
Caspar_David_Friedrich_-_Wanderer_above_the_sea_of_fog.jpg

Dia 2 - 17/06

18h às 19h30: Século XIX

Prof. Dr. Felipe Martinez

Nessa aula será abordado o papel da mulher ao longo da história da arte, perpassando desde a representação do feminino na arte até seu papel como papel ativo na produção de arte.

Chicão.png

Falar sobre ela!

Dia 3 - 18/06

18h às 20h: Arte Moderna e Contemporânea

Profa. Dra. Mirtes Marins

A partir de algumas obras contemporâneas, o encontro promove reflexões sobre questões que impactam as histórias e historiografias da arte, eixos temáticos e procedimentos recorrentes na atualidade.

IMG-4740_edited.jpg

Mirtes Marins de Oliveira é mestre e doutora em Educação: História e Filosofia e Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP, 2020). É docente e pesquisadora na Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi.

Arte Contemporânea.jpg
Arte africana.jpg

Dia 4 - 19/06

18h às 19h: Arte Africana

Profa. Dra. Juliana Bevilacqua

Nessa aula será abordada a arte a partir de sua matriz africana. Apesar de ser pouco ensinada e difundida nos museus brasileiros, a arte africana teve fortíssima influência na produção artística brasileira.

Chicão.png

Falar sobre ela!

Dia 4 - 19/06

19h às 20h: Arte negra contemporânea no Brasil

Profa. Dra. Lilia Schwarcz

Nessa aula será abordada a arte no contexto cultural brasileiro, em suas várias dimensões, seja na questão de classe, regional ou racial.

Lilia Schwarcz_PB.png

Professora sênior do Departamento de Antropologia da USP.

Visiting Professor em Princeton.

Escritora de diversos livros premiados, dentre eles: Retrato em Branco e Negro; As Barbas do Imperador; Brasil uma biografia; e Enciclopédia Negra.

Ganhadora de diversos prêmios literários como Jabuti (sete vezes), APAC (três vezes), Biblioteca Nacional e Anpocs de livro do ano.

Curadora de diversas exposições.

Foi professora visitante em Oxford, Leiden, Ècole e Brown, Tinker professor na Columbia University, e membro do Havard Brazilian Office.

Recebeu Comenda do Mérito Científico.

Escritora regular para diversos jornais brasileiros.

Curadora conjunta para histórias do MASP.

artistas-negros-dalton-paula.jpg
Guerrila Girls.jpg

Dia 5 - 20/06

18h às 19h: Mulheres na Arte

Profa. Dra. Ana Paula Cavalcanti

Nessa aula será abordado o papel da mulher ao longo da história da arte, perpassando desde a representação do feminino na arte até seu papel como agente ativo na produção de arte.

Chicão.png

Falar sobre ela!